MOB conhece novos automáticos da Viação Princesa Conheça os dois hobbys que andam juntos: Busologia e Spotting Prefeito afirma vir articulados para corredor da Aguanambi Uma história exclusiva do Ciferal Jardineira Diversas fotos de ônibus antigos no MOB Relíquias. Clique nessa foto São Benedito oferece visita ao MOB Ceará

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Matando a Saudade: Scania 32 da Ribamar

O grupo MOB Ceará apresenta hoje seu novo quadro “Matando a saudade” e na sua inauguração, vai relembrar a trajetória da primeira Scania da cidade de Fortaleza: A 32 da Empresa São José de Ribamar.

Em 1985 era crescente a demanda de passageiros e as empresas necessitavam de ônibus de alto desempenho para suportar tal contingente de pessoas. Nesse ano a São José de Ribamar inovou ao trazer à Fortaleza o primeiro ônibus Scania da cidade.


Foi um sucesso a inauguração do veículo na linha Campus do Pici-Unifor, onde ele rodou por vários anos, porém, um problema de fabricação dificultou a circulação do ônibus provocando várias idas e vindas à oficina. Devido a graves rachaduras remediadas com reforços ineficazes, a bela carroceria Marcopolo Torino 1985 teve que ser separada do chassi e desmanchada pelo próprio fabricante.



Assim, em 1989, a Marcopolo finalizou o processo de reencarroçamento da Scania da Ribamar, trazendo o único Torino “LN” com chassi Scania da empresa. O sucesso entre os usuários (que já tinham à disposição mais três Scanias da Empresa) também foi notável, causado pelo elevado desempenho e conforto que o ônibus dispunha.

A pintura original, nas cores verde e amarela, permaneceu por pouco tempo, sendo modificada por exigência do Sistema Integrado de Transportes, que também determinou a abertura de uma terceira porta para o acesso de passageiros nos terminais.


O alto custo de manutenção determinou o fim das operações desta bela Scania, que após ser vendida foi dar o ar de sua graça na cidade cearense de Icó.

A marcante trajetória da Scania 32 da São José de Ribamar deixou saudades aos que conviveram de perto com ela, e é isso que o grupo MOB Ceará quer resgatar no seu novo quadro.



Fonte: MOB Ceará
Fotos: Acervo Empresa São José de Ribamar

Um comentário:

Didi Alves disse...

E atualmente está em Campina Grande na Paraíba se desmanchando,que pena!

Tradutor