Matando a Saudade: Scania 32 da Ribamar

O grupo MOB Ceará apresenta hoje seu novo quadro “Matando a saudade” e na sua inauguração, vai relembrar a trajetória da primeira Scania da cidade de Fortaleza: A 32 da Empresa São José de Ribamar.

Em 1985 era crescente a demanda de passageiros e as empresas necessitavam de ônibus de alto desempenho para suportar tal contingente de pessoas. Nesse ano a São José de Ribamar inovou ao trazer à Fortaleza o primeiro ônibus Scania da cidade.


Foi um sucesso a inauguração do veículo na linha Campus do Pici-Unifor, onde ele rodou por vários anos, porém, um problema de fabricação dificultou a circulação do ônibus provocando várias idas e vindas à oficina. Devido a graves rachaduras remediadas com reforços ineficazes, a bela carroceria Marcopolo Torino 1985 teve que ser separada do chassi e desmanchada pelo próprio fabricante.



Assim, em 1989, a Marcopolo finalizou o processo de reencarroçamento da Scania da Ribamar, trazendo o único Torino “LN” com chassi Scania da empresa. O sucesso entre os usuários (que já tinham à disposição mais três Scanias da Empresa) também foi notável, causado pelo elevado desempenho e conforto que o ônibus dispunha.

A pintura original, nas cores verde e amarela, permaneceu por pouco tempo, sendo modificada por exigência do Sistema Integrado de Transportes, que também determinou a abertura de uma terceira porta para o acesso de passageiros nos terminais.


O alto custo de manutenção determinou o fim das operações desta bela Scania, que após ser vendida foi dar o ar de sua graça na cidade cearense de Icó.

A marcante trajetória da Scania 32 da São José de Ribamar deixou saudades aos que conviveram de perto com ela, e é isso que o grupo MOB Ceará quer resgatar no seu novo quadro.



Fonte: MOB Ceará
Fotos: Acervo Empresa São José de Ribamar

1 Comentários

Deixe seu comentário sobre nossas matérias, ou mande sugestões através do contato [email protected].
Ressaltamos que não nos responsabilizamos pelo conteúdo dos mesmos.

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال