Etufor divulga a implantação do sistema BRS-FOR

Após dois meses de atraso, a Etufor anuncia que a partir do dia 13 de agosto, terá inicio o projeto de faixas prioritárias para ônibus em Fortaleza, de início duas das quatro faixas da Avenida Bezerra de Menezes serão preferenciais para ônibus e veículos do transporte complementar (vans) urbanos e metropolitanos. 

A implantação do BRS-FOR, Serviço Rápido de Ônibus de Fortaleza terá faixas preferenciais para transporte público e pontos de paradas seletivos.

As linhas serão divididas nos grupos 1, 2 e 3 e serão identificadas por um adesivo afixado no vidro da frente dos coletivos. Ao trafegaram na Bezerra de Menezes, essas linhas vão parar somente nos pontos de parada que tiverem a sinalização correspondente a elas.

Por exemplo, o ônibus classificados no grupo 1 só poderá realizar o embarque e desembarque de passageiros nas paradas que tiverem a identificação BRS-FOR 1. Para que o BRS-FOR funcione bem, os motoristas de ônibus foram orientados a não parar fora dos pontos e a circular apenas nas faixas preferenciais. A ilustração abaixo exemplifica de forma rápida o que é o BRS. 

Demais Veículos
Será permitido o tráfego de táxis com passageiros nas faixas preferenciais, mas a Etufor orienta que o embarque e o desembarque de passageiros desses veículos sejam realizados nas vias transversais. Entenda melhor na ilustração abaixo.

Já os carros particulares só poderão utilizar as faixas preferenciais do corredor quando precisarem acessar um estabelecimento cujo estacionamento esteja localizado no lado direito da via ou tiverem que fazer conversões à direita, sempre respeitando a sinalização existente na área.

Horário de funcionamento das faixas preferenciais
Dias úteis: 5às 21 horas e Sábados: 5 às 16 horas, já aos domingos e feriados todas as faixas serão de livre circulação, mas os pontos de parada permanecerão seletivos

Fonte: Etufor
Foto: Etufor/J. Machado

Deixe seu comentário sobre nossas matérias, ou mande sugestões através do contato [email protected].
Ressaltamos que não nos responsabilizamos pelo conteúdo dos mesmos.

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال