MOB conhece novos automáticos da Viação Princesa Conheça os dois hobbys que andam juntos: Busologia e Spotting Prefeito afirma vir articulados para corredor da Aguanambi Uma história exclusiva do Ciferal Jardineira Diversas fotos de ônibus antigos no MOB Relíquias. Clique nessa foto São Benedito oferece visita ao MOB Ceará

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

BRS aumenta velocidade dos ônibus e reduz tempo de viagem na Bezerra


Após a segunda semana de implantação do Serviço Rápido de Ônibus (BRS) na Av. Bezerra de Menezes, que consiste na destinação de faixas preferenciais para transporte público e organização de pontos de parada seletivos, a velocidade operacional dos coletivos aumentou de 12 para 23 km/h e o tempo de viagem reduziu praticamente a metade na maioria dos horários. 

Segundo dados da Divisão de Monitoramento da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) realizado preliminarmente nos ônibus municipais, linhas que costumavam gastar 30 minutos passaram a utilizar apenas 15 ao trafegarem no trecho do corredor preferencial. 
 

Um exemplo dessa redução pode ser observada na linha (086) Bezerra de Menezes/Santos Dumont, que antes de adotar o serviço fazia o percurso da Pe. Ibiapina até a Humberto Monte em 20 minutos, considerando o período da tarde. Agora, a mesma linha faz o trajeto em 10 minutos, permitindo um ganho de 50% no tempo de viagem. No sentido contrário, durante os horários de pico da manhã, também houve redução de 24 para 13 minutos.   

Situação semelhante é a da linha (026) Antônio Bezerra/Messejana, que registrou mais rapidez nas viagens desde que passou a circular nas faixas preferenciais.  No sentido centro/terminal, o tempo gasto caiu de 19 para 13 minutos. Já no sentido contrário, saindo do terminal em direção ao Centro, foi registrada redução de 26 para 14 minutos.

Ampliação

Com base na avaliação positiva da implantação das faixas preferenciais para transporte público e paradas seletivas na Av. Bezerra de Menezes, a Etufor está estudando a ampliação deste serviço para outros corredores, beneficiando, assim, usuários dos demais bairros da cidade. A expectativa é que ainda em setembro a medida seja adotada nas vias Tristão Gonçalves e Imperador.  

Fonte: Etufor
Fotos: J. Machado

Nenhum comentário:

Tradutor