Wi-Fi funciona mesmo

Iniciativas de serviço de Internet Wi-Fi gratuita em espaços públicos de Fortaleza oferecem aos usuários mais opções de conexão. O acesso ao universo on line se torna mais fácil por meio de dispositivos móveis e vai modificando, aos poucos e ainda para poucos, a forma de se conectar.

São três paradas de ônibus na Capital e seis praças no Centro que dispõem de Internet gratuita para aqueles que quiserem acessar utilizando celulares, computadores ou tablets. Ontem, O POVO visitou cinco pontos para testar o serviço oferecido à população. Em todos, foi possível acessar e-mail, redes sociais, portais de notícia e sites de busca com diferentes graus de dificuldade.

Nas paradas de ônibus, a rede foi facilmente identificada e a conexão foi eficiente. Em alguns locais, o sinal continuava acessível mesmo atravessando a rua ou dobrando a esquina; em outros, o sinal enfraquecia e impedia a atualização das páginas.

Segundo Nelson Gurgel, gerente de marketing da Ibyte, responsável pelo projeto “Parada Wi-Fi” em parceria com a Intel, o sinal é monitorado diariamente. A intenção é ampliar o serviço no fim da fase piloto, em setembro, e, a partir disso, realizar uma maior divulgação.

Para Daniela Teixeira, 23, a iniciativa é ótima porque as pessoas passam muito tempo nas paradas e a Internet pode ser útil. A questão que divide muitas opiniões e faz surgir críticas ao serviço é a insegurança vivenciada nas ruas. Érica Cavalcante opinou que as pessoas já andam com celular na rua e é necessário ter atenção. A comerciante Valéria Viana lembra que assalto tem em todo lugar e o importante é ter cautela em determinados locais. Para ela, o mundo está evoluindo e é preciso acompanhar as inovações.

Nas praças

Na praça Coração de Jesus, o primeiro acesso à rede disponibilizada pela Prefeitura exigiu um cadastro com dados como nome, CPF, e-mail, data de nascimento e telefone. No entanto, um problema de reconhecimento impediu a finalização do cadastro, sendo necessário pedir informações ao Comitê Fortaleza Digital e Criativa.

Após a solução da questão (a data de nascimento precisava ser incluída em uma ordem diferente da usual, o que já está sendo resolvido pelos técnicos), a conexão foi realizada e as atualizações de páginas demoravam poucos segundos. Por serem espaços amplos, nas praças Coração de Jesus e da Liberdade, o sinal oscilava de acordo com o local.

Para a cabeleireira Veridiane Cruz, que aguardava ônibus na Coração de Jesus, a ideia é muito boa, mas precisa de mais divulgação. Segundo o secretário-executivo do Comitê Fortaleza Digital e Criativa, Uirá Porã, o projeto está entrando na terceira fase e a intenção é finalizar os testes em breve. Segundo ele, o projeto ainda é piloto justamente para checar a área de abrangência, velocidade e formas de acesso. A ideia é estimular o uso desse serviço com a população.

Nas paradas de ônibus, o serviço parte da iniciativa privada e foi disponibilizado no início de julho. Nas praças, a Internet é oferecida pelo projeto Praças Conectadas, da Coordenadoria de Tecnologia da Informação da Prefeitura. Os projetos, que são pilotos, passam por testes.

ENTENDA A NOTÍCIA

Nas três paradas de ônibus e seis praças do Centro de Fortaleza, é possível ter acesso à Internet por meio de aparelhos celulares, tablets ou computadores. O serviço é oferecido pela iniciativa privada (nas paradas) e pela Prefeitura (nas praças).

Fala, internauta

“Louco é quem vai ter coragem de usar seu celular ou notebook abertamente na rua. Deviam colocar também um policial em cada parada de ônibus”. (Francisco Araújo)

“Ótima iniciativa! Acessei a Internet no abrigo da 13 de Maio”. (Marcos Márcio)

“A ideia é louvável... Mas vamos torcer para não desvirtuarem”. (Alexsandro de Carvalho)

“Não é preciso coragem para acessar Internet em uma parada de ônibus, mas sim loucura! Essa realidade não é compatível com a realidade sem segurança que vivemos”. (Caio)

Serviço
Onde acessar Internet Wi-Fi de forma gratuita:
Praças: do Ferreira, da Estação, do Santuário de Coração de Jesus, Cidade das Crianças, José de Alencar, Passeio Público.

Paradas de ônibus: da Praça do Santuário de Fátima, na avenida Dom Luís (entre as ruas Oswaldo Cruz e Joaquim Nabuco) e próximo ao Shopping Iguatemi.

Fonte: O POVO
Foto: Deivyson Teixeira

Deixe seu comentário sobre nossas matérias, ou mande sugestões através do contato [email protected].
Ressaltamos que não nos responsabilizamos pelo conteúdo dos mesmos.

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال