MOB conhece novos automáticos da Viação Princesa Conheça os dois hobbys que andam juntos: Busologia e Spotting Prefeito afirma vir articulados para corredor da Aguanambi Uma história exclusiva do Ciferal Jardineira Diversas fotos de ônibus antigos no MOB Relíquias. Clique nessa foto São Benedito oferece visita ao MOB Ceará

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Fretcar: Uma mina de Volks

O Grupo MOB Ceará apresenta um detalhe de uma empresa de Fortaleza, que se diferencia das demais empresas da nossa capital. A Fretcar Transportes Urbanos, se destaca na multidão por ter maior o percentual de ônibus com chassis Volkswagen em relação sua frota operante.
A Fretcar teve sua origem no segmento urbano através das linhas e de toda a estrutura da Viação Cidade Luz, que encerrou as atividades em 2011 já para dar a luz à Fretcar.

O grupo proprietário da Fretcar urbana também detém uma série de empresas na região Nordeste, entre as quais a Fretcar rodoviária do Ceará, a Viação Modelo do Sergipe e a Vitral, da Bahia.

Ela é atualmente uma das maiores empresas do estado do Ceará.
Com uma frota de 89 veículos operando no segmento urbano, a Fretcar já é um sinônimo de Volkswagen para os busólogos locais, apesar do contraste causado pela grande aquisição de chassis da marca concorrente.

A Fretcar possui chassis com ônibus da marca alemã de diferentes anos de fabricação, sendo que os mais antigos em operação datam do ano 2000 e estão bem conservados.

 

A última aquisição de Volkswagen na Fretcar foi em 2009, quando chegou um lote de 10 veículos com chassis modelo 17-230, dentre os quais o 19961 veio com o charme do câmbio automático.
A empresa nos últimos 2 anos teve suas aquisições focalizadas somente no leve da Mercedes-Benz, o modelo OF-1418, porém mesmo com esse detalhe sua frota é baseada em 64,1% chassís VOLKS e 35,9% chassís MERCEDES.

Acompanhe mais detalhes na tabela abaixo:
Esperamos que nas próximas aquisições da Fretcar, os VOLKS não fiquem de fora da lista de compras.


Fonte: MOB Ceará
Fotos: Acervo MOB Ceará/Rafhael Fernandes

Um comentário:

Didi Alves disse...

Lembrando que os modelos Busscar Urbanuss(do 045 ao 052)são oriundos da também extinta Autoviária Freitas,nº22,que por coincidência teve a sua primeira garagem nas proximidades da Fretcar.

Tradutor