São Benedito oferece visita ao MOB Ceará Viação Penha com ótimos índices Viaje no tempo com uma miniatura da Angelim Para os amantes das relíquias, conheça nosso blog especializado MOB visita Viação Princesa e as duas garagens da Vega

terça-feira, 17 de julho de 2012

Chassis Volvo Euro V para urbanos


Todos nós sabemos que na busca por soluções para os sistemas de transportes urbanos do nosso país (e também do mundo em geral), a Volvo investe fortemente em veículos com tecnologia avançada, segurança e conforto.

Nessa matéria na íntegra poderemos conhecer mais sobre seis chassis já configurados para a nova legislação Conama P7 mas conhecida como Euro V, para ônibus urbanos da Volvo, além de um chassi híbrido.


B270F 4x2 Urbano

O B270F é o primeiro chassi Volvo com motor dianteiro fabricado no Brasil.

Características técnicas: 

Chassi mais leve e resistente da categoria, feito em aço LNE 60, proporciona economia de combustível e excelente nível de esforço no volante. Seu tanque comporta 300 litros de combustível. É adequado à Lei da Balança.
 

Motor 7 litros de fácil manutenção devido ao sistema de injeção Common Rail. Com excelente consumo de combustível, possibilita trocas em menor rotação e tem grande disponibilidade de peças e serviços na rede Volvo.

Freios a tambor S-Came, com a maior capacidade de frenagem do mercado, ajuste nas 4 rodas, lonas adaptadas ao serviço urbano e baixo custo de manutenção.


Câmbio com sistema de transmissão por cabo e posição ergonômica da alavanca. Embreagem de 395mm, com maior vida útil. As trocas de marchas são mais suaves, sem ruído para motorista e passageiros devido à ausência de furo no capô.

Eixo de tração com engrenagens adaptadas ao segmento urbano, carcaça soldada, simples redução, rolamento de roda livre de manutenção e menos ruído.
 

Suspensão metálica com molas parabólicas que não necessitam de manutenção, têm maior comprimento entre centros, menor peso e mantêm o veículo nivelado mesmo com carga.

Especificações técnicas: http://migre.me/9S0dL


B290R 4x2 Urbano

Características técnicas:

Motor traseiro eletrônico de 7 litros (D7E) e configuração 4x2;

Tecnologia embarcada Volvo BEA2 (Bus Eletrical Architeture), que faz com que todos os módulos de comando
do veículo (motor, freio, suspensão, luzes) sejam interligados entre si e transmitam os códigos de falha até o condutor no painel. Em sua segunda geração tornou-se mais simples e eficiente, facilitando a manutenção e o encarroçamento.   

Display do computador de bordo com dezenas de informações do motor, dos freios, da suspensão, das luzes externas, dados operacionais e diagnósticos de falhas;

Sistema de freios EBS-5 - Eletronic Brake System - que incorpora uma série de dispositivos: ABS (evita o travamento das rodas na frenagem), ASR (igual a força de tração nas rodas), freios a disco de grande durabilidade e desempenho, regulagem eletrônica de pressão na frenagem, sensores de desgaste de pastilhas e auxílio de arranque em subidas.

Especificações técnicas:  http://migre.me/9S0Bj

B360S Articulado

Chassi articulado com piso totalmente baixo, projetado para facilitar a acessibilidade e rapidez do embarque e desembarque. Possibilita todas as portas baixas (vantagem exclusiva deste chassi) e tem capacidade para transportar até 160 passageiros, permitindo variações conforme a distribuição dos assentos.

Projeto baseado nas soluções testadas de piso baixo que a Volvo tem em várias cidades da América Latina e Europa. Chassi escolhido para operar no sistema Transantiago, no Chile, cuja frota inclui mais de 1000 ônibus deste modelo

Características técnicas:

Motor de última geração, posicionado lateralmente entre eixos, com potência de 360cv e torque de 1600Nm;

Caixa de câmbio automática;

Capacidade de carga de 30,5 toneladas;

Freios a disco com controle eletrônico;

Suspensão pneumática controlada eletronicamente;

Sistema eletrônico integrado com o computador de bordo.

Especificações técnicas: http://migre.me/9S0O4

B360S Biarticulado

Chassi biarticulado com piso totalmente baixo, projetado para facilitar a acessibilidade e rapidez do embarque e desembarque. Possibilita todas as portas baixas (vantagem exclusiva deste chassi) e tem capacidade para transportar até 270 passageiros, permitindo variações conforme a distribuição dos assentos.

Características técnicas:

Motor de última geração, posicionado lateralmente entre eixos, com potência de 360cv e torque de 1600Nm;

Caixa de câmbio automática;

Capacidade de carga de 30,5 toneladas;

Freios a disco com controle eletrônico;

Suspensão pneumática controlada eletronicamente;

Sistema eletrônico integrado com o computador de bordo.

Especificações técnicas: http://migre.me/9S0YE

B340M Articulado

Chassi articulado com motor horizontal que permite melhor aproveitamento do espaço interno, maior capacidade de passageiros e operação em plataformas de embarque e desembarque.

Seu projeto é a base de sistemas de BRT (Bus Rapid Transit) em cidades como Curitiba (PR), Goiânia (GO), Vitória (ES) e Bogotá (Colômbia).

Características técnicas:  

Motor Volvo de 12 litros, horizontal, posicionado no entre-eixos e totalmente eletrônico;

Tecnologia embarcada Volvo BEA2 (Bus Eletrical Architeture), que faz com que todos os módulos de comando do veículo (motor, freio, suspensão, luzes) sejam interligados entre si e transmitam os códigos de falha até o condutor no painel. Em sua segunda geração, tornou-se mais simples e eficiente, facilitando a manutenção e o encarroçamento.

Sistema de freios a disco ABS e ASR (controle de tração) de série.

Especificações técnicas: http://migre.me/9S15S

B340M Biarticulado

Chassi biarticulado com motor horizontal que permite melhor aproveitamento do espaço interno, maior capacidade de passageiros e operação em plataformas de embarque e desembarque.

Seu projeto é a base de sistemas de BRT (Bus Rapid Transit) em cidades como Curitiba (PR), Goiânia (GO), Vitória (ES) e Bogotá (Colômbia).

Características técnicas:

Motor Volvo de 12 litros, horizontal, posicionado no entre-eixos e totalmente eletrônico;

Tecnologia embarcada Volvo BEA2 (Bus Eletrical Architeture), que faz com que todos os módulos de comando do veículo (motor, freio, suspensão, luzes)sejam interligados entre si e transmitam os códigos de falha até o condutor no painel. Em sua segunda geração, tornou-se mais simples e eficiente, facilitando a manutenção e o encarroçamento;

Sistema de freios a disco ABS e ASR (controle de tração) de série.

Especificações técnicas:  http://migre.me/9S1bk

Híbrido

A Volvo desenvolveu uma solução própria de tecnologia híbrida. Os motores diesel e elétrico funcionam em paralelo, tracionando o veículo de forma simultânea ou de forma independente. Ao arrancar, o ônibus é movido pelo motor elétrico. O alto torque proporciona uma partida macia e silenciosa. A partir de aproximadamente 20 km/h, o motor diesel entra em operação. Quando o veículo está parado - no trânsito, para embarque de passageiros ou semáforos - o motor diesel é desligado.
 
Um avançado sistema regula a aplicação dos recursos de potência e as duas fontes de energia interagem de forma otimizada.
 
Esta nova tecnologia, que está em demonstração no mercado brasileiro, consome até 35% menos combustível e emite até 50% menos gases poluentes que os ônibus convencionais em operação na Europa.

Fonte: Ônibus Paraibanos
Fotos: JC Barboza/ Josenilton C. da Cruz/ Thomas Souza/ Kevin William/ Reginaldo Alves/ Bruno Roberto/ 

Nenhum comentário:

Tradutor