MOB conhece novos automáticos da Viação Princesa Conheça os dois hobbys que andam juntos: Busologia e Spotting Prefeito afirma vir articulados para corredor da Aguanambi Uma história exclusiva do Ciferal Jardineira Diversas fotos de ônibus antigos no MOB Relíquias. Clique nessa foto São Benedito oferece visita ao MOB Ceará

sábado, 14 de julho de 2012

Caio Apache S21 em Fortaleza

Hoje vamos mostrar a trajetória de chegada dos Caio Apache S21 em nosso sistema.

Em 1999, em Fortaleza, chegaram os primeiros Caio Apache S21, na qual foram adquiridos pela saudosa Empresa Montenegro, foram 2 veículos que chegaram já no fim do ano. Em 2000 vieram mais 3 unidades frutos da renovação de 1999, da empresa Montenegro, esses ainda vieram com a pintura antecessora da atual pintura do SIT, mas logo em 2004, estes foram sendo pintados de azul bebê com setas azul e vermelho, na qual fazem parte da atual padronização dos ônibus de Fortaleza. Acompanhe as fotos: 




Em 2001, começaram a rodar os 4 Caio Apache S21 da Viação Via Máxima, que eram pra ter iniciado as operações em 2000, mas começaram em fevereiro de 2001, também em 2001, as empresas Viação Bons Amigos, Costa do Sol, Santa Maria, São Francisco, Maraponga, Rota Expressa e Botucatu apostaram na carroceria, a soma total de aquisições neste ano chegaram a 86 carros, foi a maior aquisição de Caio Apache S21 de todos os tempos no sistema urbano de Fortaleza.


Em 2002, o modelo foi adquirido pelas empresas Expresso Timbira, Bons Amigos, Transpessoa, Siará Grande, Santa Maria, Maraponga, São Benedito, São Judas e Rota Expressa somando 47 o número de veículos incrementados no sistema.

Em 2003, os números já estavam decrescendo, pois muitas empresas já estavam comprando o modelo Apache Vip e apenas poucas adquiriram o Apache S21, que foi o caso da Santa Maria, Maraponga e Maratur, juntas somaram 23 veículos entre os chassis Volks 17-210, e Mercedes-Benz em versões OF-1721 e OF-1417.

Em 2004, nenhuma empresa do setor urbano adquiriu o modelo, somente empresas do setor metropolitano como a extinta Clotran, que deu origem à Via Azul.


Em 2005, somente um veículo deu entrada em nosso sistema urbano, a empresa Santa Maria adquiriu o carro 20538, e assim foi encerrada a entrada de Caio Apache S21 zeradinhos de fábrica, o que totalizou entre todas as aquisições 166 veículos. 

Esperamos que você tenha gostado de saber essa curiosidade que foi pesquisada especialmente para você busólogo de plantão ligado no blog do MOB Ceará.

Fonte: MOB Ceará
Fotos: Renan Vieira/ Diego Almeida/ Fabiano Dodt/ Peterson Pedrosa/ Ismael Bernardino/ Rodrigo Emanuel/ André Luiz de Souza/ Narcísio Santos/ Pedro Oliveira/ Sérgio Maciel

Nenhum comentário:

Tradutor