MOB conhece novos automáticos da Viação Princesa Ranking das frotas mais novas do metropolitano Prefeito afirma vir articulados para corredor da Aguanambi Uma história exclusiva do Ciferal Jardineira Diversas fotos de ônibus antigos no MOB Relíquias. Clique nessa foto São Benedito oferece visita ao MOB Ceará

domingo, 10 de junho de 2012

Motoristas e cobradores decidem pelo estado de greve

Os motoristas e cobradores dos ônibus urbanos de Fortaleza aprovaram, em assembleia realizada este sábado (9), decretar estado de greve. A decisão sobre a efetivação do movimento pode ocorrer em nova reunião que está marcada para acontecer às 15h de hoje.

Caso a greve confirmada, a categoria deverá cruzar os braços a partir da quarta-feira (13), quando já terão sido respeitada as 72 horas após o anúncio da paralisação, conforme estabelece a legislação.

Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários (Sintro), Domingos Neto, durante a 6ª rodada de negociações entre as empresas de transporte e os profissionais da área, os empregadores pediram que a categoria reduzisse a proposta de aumento de 25%. “Na assembleia do dia 3 [de maio], baixamos para 15%. Mas  durante a 7º rodada, os patrões ofereceram novamente os 4,88%, como desde o começo”, explica.

Próximos passos
Ainda de acordo com Domingos, na próxima segunda-feira (12) representantes dos motoristas e cobradores de ônibus vão se reunir com o Sindicato das Empresas de Transportes e Passageiros do Estado (Sindiônibus) para a 8ª rodada de negociações, marcada para acontecer na  sede da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (STRE). Caso não haja acordo, a categoria ameaça paralisar as atividades.

Negociações
Motoristas e cobradores de ônibus tiveram data base no dia 1º de maio, sem acordo firmado. As negociações ocorrem desde o mês de abril. Inicialmente, a categoria pedia aumento de 25%, contra 4,88% do Sindiônibus; reajuste na cesta básica e do vale refeição; redução da carga horária de trabalho de 44 para 42 horas semanais; e o fim da segunda jornada de trabalho.

Fonte: Jangadeiro OnLine
Foto: Sintro

Nenhum comentário:

Tradutor