Empresa Via Urbana reaproveita 90% da água diariamente

As ações sustentáveis estão entranhadas onde menos se imagina. Em contraste com toda a poluição causada pela urbanização desordenada, encontramos 10 mil metros quadrados de área verde na garagem da empresa de ônibus Viação Urbana, em Fortaleza. 

Além disto, um sistema de reaproveitamento de água vigora no local desde o ano de 1998. Com ele, cerca de 90% da água que circula na empresa são reaproveitados. Os outros 10% vão se perdendo durante o processo de tratamento.

Segundo o gerente de manutenção e criador do projeto, Valdir Santos, no início, o projeto era mais simples e foi sendo aprimorado ao longo dos 14 anos de funcionamento. O gerente de manutenção e entusiasta de ações sustentáveis diz que, atualmente, a Estação de Tratamento de Água (ETA) está em seu “ápice de reaproveitamento”.

De acordo com Valdir, cerca de 100 mil litros de água são reutilizados por dia na empresa. A reportagem foi visitar a estação de tratamento, na garagem da empresa, e pode entender como acontece o processo. Toda a água do local é reaproveitada, seja de qual for a origem. Óleo, água de banheiro e da cozinha são exemplos de materiais que entram no sistema para serem reaproveitados. 

A água da chuva também é utilizada no tratamento. Valdir estima que em uma chuva de três horas, cerca de 48 mil litros sejam captados na empresa. O líquido pluvial vai direto para o processo, que acontece durante todo o dia, sem interrupções.

Depois de passar pelo tratamento, a água é imediatamente aproveitada, servindo para lavar ônibus, peças dos veículos, chassis e outros materiais, além de servir para aguar plantas. Porém, Valdir conta que a água não pode ser utilizada para outras finalidades, como banho, pois, mesmo sendo tratada, ela não fica livre de todas as impurezas.

Fonte: Camila Holanda/O Povo
Foto: Camila Holanda

Deixe seu comentário sobre nossas matérias, ou mande sugestões através do contato [email protected].
Ressaltamos que não nos responsabilizamos pelo conteúdo dos mesmos.

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال