Via Metro - Formação Profissional

Formação Profissional

A empresa Via Metro pensa no futuro profissional de seus colaboradores, e por isso estimula o crescimento pessoal de todos. Com isso ela criou uma escolinha de motorista, na qual se chama escola de Escola de Formação Profissional de Motoristas. 

Este nome foi dado pensando em uma ênfase maior para o processo na qual passam os alunos até a efetivação no quadro de motoristas.

A escolinha é comandada desde sua criação por Manoel Pessoa Neto - ou simplesmente Pessoa, homem de larga experiência no setor de transportes coletivos e responsável pela formação dos novos motoristas, recebe também o apoio do psicólogo da empresa Dr. Geraldo Rocha. Na escolinha da Via Metro qualquer funcionário independente da função pode se inscrever, basta ser habilitado na categoria "D" e ter mais de 6 meses de trabalho. 

Os dias de aulas são sempre as terças e quartas-feira, e de ínicio as aulas acontecem no auditório da empresa com explicações teóricas, depois de um tempo as aulas práticas nas ruas começam. 

Todo processo dura cerca de um ano e ao final do curso o aluno aprovado é efetivado motorista e recebe o certificado de conclusão do curso.

Nosso grupo foi convidado a acompanhar um treinamento com alunos da escolinha que aconteceu nos arredores do distrito industrial, um lugar com pouca movimentação de veículos e ideal para a prática. 

O carro escolhido foi o 609, um Neobus Mega com ar-condicionado, que ajuda a diminuir a ansiedade dos alunos durante os exércicios.

Durante o período da manhã foi praticado um exercício de ré com obstáculos, que foram praticados várias vezes sempre com a supervisão do instrutor Pessoa. Já no período da tarde o carro escolhido foi o 404, um Ciferal Citmax, onde os alunos fizeram o exercício de baliza.

Sempre que ocorria algum erro durante a manobra o instrutor Pessoa, intervia e demostrava a maneira correta de executar a manobra, assim seus alunos repetiam a manobra até obter êxito. 

Veja algumas imagens obtida durante o treinamento.


O Instrutor

O instrutor Pessoa começou sua carreira no setor de transportes no ano de 1989, na empresa Iracema, em seguida foi trabalhar na Clotran, e com a ajuda dos parceiros Edinir e Evilásio, em 1992, criou a escolinha de motorista da Clotran. 

No começo era tudo muito simples havendo um revezamento por parte dos mestres, aplicavam as aulas sem qualquer tipo de ganho financeiro, como diz o próprio Pessoa "ensinavam por prazer". Depois de um tempo vem o reconhecimento por parte da diretoria da Clotran, e ele é chamado para ser instrutor oficial da empresa e responsável por testes de admissão.

Ao longos dos anos ele se aperfeiçou cada vez mais na profissão de instrutor realizando alguns cursos de mecânica na Ceará Diesel, no Sescoop e curso de instrutor na Flated e no Sest/Senat. Com isso foi aprimorando a escolinha e se tornando conhecido por todos, mediante o conhecimento foi convidado pelo Sest/Senat a ministrar aulas de instrutor, onde atuou de 2000 á 2005.


Assim o MOB Ceará presta uma homenagem ao instrutor pessoa, este grande homem que ajuda a construir a história do transporte com o seu trabalho !

Fonte: MOB Ceará
Fotos: MOB Ceará

2 Comentários

Deixe seu comentário sobre nossas matérias, ou mande sugestões através do contato [email protected].
Ressaltamos que não nos responsabilizamos pelo conteúdo dos mesmos.

  1. Pois que Deus abençoe esses 20 anos dessa pessoa que contribuiu muito na antiga Clotran e hoje na Via Metro.

    ResponderExcluir
  2. Que coincidência,ele tem o sobrenome da família do fundador da Empresa Iracema onde ele trabalhou.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال