Via Metro - Empresa Destaque da Semana



Nesta semana vamos conhecer um pouco mais sobre a Auto Viação Metropolitana, mais conhecida como Via Metro, empresa do segmento urbano que tem o município de Maracanaú, a sua área de atuação principal, mas que também opera no interior do estado. 

A empresa tem data de fundação em 01/05/2008, e surgiu da fusão das empresas Santo Antônio, Via Azul e Clotran, por iniciativa de um grupo de empresários, ligados à área de transportes de passageiros e mais especificamente, os da região de Maracanaú. A empresa também faz parte de um dos grupos de maior destaque no mercado nacional e que já atua há mais de 50 anos no ramo de transporte de passageiros e em diversos setores da economia: o grupo Guanabara.

Desde o início a Via Metro tem um ritmo de crescimento acelerado, somando os dados da matriz e da filial, houve um salto de 14 para 24 linhas operantes e de 97 para 157 veiculos em sua frota, confirmando a solidez de uma empresa que transportou apenas em 2011, mais de 23 milhões de passageiros, tendo rodado 14.8 milhões de quilômetros.

A empresa possui atualmente duas sedes uma (matriz) localizada em Maracanaú e a outra (filial) na região do Cariri, possuindo uma frota operante de 157 carros, sendo 117 na matriz e 40 na filial, com uma idade média de 3,38 anos. A sede matriz fica localizada na antiga garagem da Clotran, Mas segundo ouvimos dos representantes da empresa, já é estudado uma nova sede muito maior do que a atual.

Crescimento

Foi com este mesmo ritmo de crescimento que em menos de um ano a empresa adquiriu as 3 linhas da falida empresa Nossa Senhora de Fátima, iniciando as operações nas mesmas em 24/01/2009 e assim se consolidando de vez no grande Maracanaú.

Já no final do ano de 2010, ela assumi mais 3 linhas da Viação Brasília, de Juazeiro do Norte; as linhas foram adquiridas através da licitação de linhas intermunicipais, a Viação Brasília operava a 45 anos naquela região, mas nos últimos tempos servia muito mal a população, após o ingresso da Via Metro nas linhas a população agradeceu bastante.

Para breve, a Via Metro confirmou que adquiriu dois micros Marcopolo Senior para operar na nova linha "Acaracuzinho Shopping", criada como segmento da linha Circular. Os micros estão sendo produzidos na fábrica gaúcha de Ana Rech. 

Com esta nova linha a empresa soma agora o total de 25 linhas operantes, confira no quadro abaixo as linhas operadas pela empresa:

Maracanaú
001 - Circular 1
002 - Jardim Jatobá/Estação/Jereissati
003 - Circular 2
004 - Olho D'Água/Centro de Maracanaú/Taquara
005 - Pajuçara Shopping
060 - Pitaguary/Fortaleza
061 - Fortaleza/Olho D'Água
092 - Taquara/Fortaleza
099 - Pavuna/Fortaleza
151 - Conj. Industrial
179 - Pajuçara
324 - Conj. Acaracuzinho
326 - Timbó
338 - Maranguape/Ceasa
350 - Conj. Novo Maracanaú
358 - Corujão CE-065 (Industrial/Acaracuzinho/Novo Maracanaú)
359 - Corujão CE-060 (Rota 1 e 2)
371 - Cidade Nova - Via Montese
10331 - Conj. Jereissati - Rota 1
20331 - Conj. Jereissati - Rota 2

Cariri
8801 - Juazeiro/Crato - Via São Benedito
8802 - Juazeiro/Crato - Via São Pedro
8803 - Juazeiro/Barbalha
8804 - Juazeiro/Missão Velha

Atendimento

A Via Metro se preocupa bastante com os seus clientes e está sempre em busca da perfeição, sempre com veiculos novos e limpos para sempre agradar aos passageiros e transportar com segurança. O cliente Via Metro pode sempre contar com o apoio de uma equipe sempre muito educada e pronta para prestar qualquer informação. Tendo um quadro com cerca de 650 colaboradores, a empresa visa a qualificação e o crescimento de sua equipe, com o intuito de aprimorar seus serviços e pleno atendimento das necessidades dos usuários.

Os motoristas e cobradores estão sempre recebendo reciclagem e você pode ter certeza que sempre que embarcar em um ônibus Via Metro, receberá sempre um Olá, Bom Dia!, Boa Tarde, Boa Noite!. O reflexo do bem estar dos trabalhadores se reflete nas pesquisas realizadas pelo sindiônibus em 2011, na qual a empresa obteve o maior índice de satisfação geral entre seus colaboradores.


A empresa Via Metro demostra a todos que pode ter pouca história, mas que todos os dias está fazendo história, e está servindo de exemplo para todas as outras empresas do segmento, provando que se pode fazer um transporte de qualidade e responsabilidade.

Fonte: MOB Ceará/Via Metro
Texto: Ismael Bernardino
Fotos: J. Machado/Fabiano Dodt

 

Deixe seu comentário sobre nossas matérias, ou mande sugestões através do contato [email protected].
Ressaltamos que não nos responsabilizamos pelo conteúdo dos mesmos.

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال