MOB conhece novos automáticos da Viação Princesa Conheça os dois hobbys que andam juntos: Busologia e Spotting Prefeito afirma vir articulados para corredor da Aguanambi Uma história exclusiva do Ciferal Jardineira Diversas fotos de ônibus antigos no MOB Relíquias. Clique nessa foto São Benedito oferece visita ao MOB Ceará

quarta-feira, 28 de março de 2012

Mercedes-Benz lança ônibus off road

A Mercedes-Benz apresentou na terça-feira, 27, o ônibus off road OF1519R, que atenderá a demanda do Caminho da Escola. Em julho deste ano o modelo participará da primeira licitação para o programa do governo federal. Até o fim do ano a companhia espera concretizar a venda de 3 mil chassis em concorrências públicas.

Está prevista ainda a comercialização de outras 100 a 200 unidades para outros segmentos. O foco é avançar nas áreas de turismo em regiões de difícil acesso, transporte florestal e mineração. “A Vale é um cliente potencial”, explica Gilson Mansur, diretor de vendas e marketing de ônibus da empresa para o Brasil. 


Modelo participará de licitações
para o programa Caminho da Escola
Para atender o programa de transporte escolar em áreas rurais, o chassi 4x4 recebeu 12 diferenciais em relação à versão original. Barra estabilizadora dianteira e traseira, eixo traseiro reforçado, suspensão dianteira e traseira elevadas em 120 milímetros e alarme sonoro de marcha à ré são alguns deles. O modelo é equipado ainda com motor BlueTec 5, com nível de emissões dentro do permitido pelo Proconve P7.

O novo chassi foi desenvolvido entre 2009 e 2011 e recebeu parte dos R$ 1,5 bilhão de investimentos anunciados pela companhia para o período de 2010 a 2013. O incremento no preço é de cerca de 2% na comparação com a configuração urbana. 


Confira o vídeo produzido por Automotive Businnes, mais um parceiro


Mercado de ônibus

A Mercedes-Benz começou 2012 pronta para retomar o espaço perdido no mercado de ônibus no ano passado. Entre janeiro e dezembro de 2011 a companhia entregou 7,4 pontos porcentuais de participação, para 43,1% de market share. No primeiro bimestre de 2012, a montadora já reverteu a situação, ganhou 11,7 pontos e respondeu por 51% das vendas no período, com 2,7 mil unidades.

O desempenho do ano anterior é justificado por Mansur pela falta de capacidade da fábrica para atender a demanda daquele momento. “Agora que iniciamos a produção em Juiz de Fora (MG), liberamos espaço na planta de São Bernardo, que agora está pronta para entregar um volume maior de ônibus”, explica.

Com isso, a companhia pretende voltar a deter mais de 50% das vendas do segmento este ano. “Temos a obrigação de manter a liderança”, afirma. O executivo estima que o mercado de ônibus desacelere de 15% a 20% este ano na comparação com 2011, para cerca de 30 mil unidades. O movimento é reflexo do início do Proconve P7, ou Euro 5.

Mansur garante que a companhia já não tem mais chassis Euro 3 no pátio, apesar da parada de 10 dias na produção de caminhões e ônibus que a empresa fará em abril na unidade do ABC paulista para ajustar os estoques. “Estes já são modelos Euro 5 que estamos fabricando desde janeiro”, assegura. Segundo ele, a Mercedes-Benz já tem cerca de mil unidades com a tecnologia BlueTec 5 comercializadas desde o segundo semestre do ano passado. 


Fonte: Automotive Business
Foto:  Giovanna Riato
Vídeo: Automotive Business

Nenhum comentário:

Tradutor