Volare lança escolarBus 4x4 para atender nova fase do programa caminho da escola

  Veículo é o primeiro miniônibus do Brasil com tração nas quatro rodas
 
Para atender à demanda do Programa Caminho da Escola para o transporte de estudantes na zona rural, a Volare, principal fabricante brasileiro de miniônibus, lançou o modelo Escolarbus 4X4. É o primeiro miniônibus no País com tração nas quatro rodas e foi desenvolvido para trafegar em locais de difícil acesso, muitas vezes sem estradas, onde um veículo com tração convencional não tem condições de ser utilizado.
 
O Volare Escolarbus 4X4 conta com um conjunto powertrain totalmente diferente dos modelos convencionais, que possuem tração somente nas rodas traseiras. Recebeu novo eixo dianteiro tracionado e sistema de transmissão com a opção de utilização 4X2 (somente tração nas rodas traseiras), 4X4 (tração nas rodas dianteiras e traseiras) e 4X4 com reduzida.
 
 O desenvolvimento, em tempo recorde, do novo Escolarbus 4X4 contou com a parceria da Agrale e da Dana, duas fornecedoras de sistemas e componentes para a Volare, na definição do conjunto de powertrain. Segundo Roberto Poloni, gerente de Engenharia da Volare, o sistema de tração é muito robusto e permite trafegar por locais alagados ou sem pavimentação, com segurança e tranquilidade. “O Escolarbus 4X4 demonstra, mais uma vez, a capacidade e a versatilidade da Volare no desenvolvimento e concepção de projetos inovadores. Entre a publicação da licitação, no meio do ano, e a produção das primeiras unidades foram menos de quatro meses”, salienta o executivo.
 
O Volare Escolarbus 4X4 é ideal para operar em estradas de difícil acesso, pois possui design diferenciado e características que facilitam a sua condução, mesmo em locais sob condições severas. O modelo tem ângulos de entrada e saída maiores, estepe no bagageiro traseiro, proteção especial para o cárter do motor e para o tanque de combustível. Possui carroceria com saia lateral mais alta, suspensão reforçada, sinalização diferenciada e espelhos que permitem total visualização em torno do veículo, o que proporciona maior facilidade e segurança em manobras e deslocamentos. 
 
Com 6.785 mm de comprimento, o Volare Escolarbus 4X4 conta com cintos de segurança individuais, limitador de velocidade regulado para 70 km/h, porta-cadernos atrás de cada poltrona, espaço no porta-pacotes para mochilas, cronotacógrafo com GPS e bloqueador de ignição, que não permite ao usuário dar partida com o veículo engatado. Tem capacidade para transportar 26 alunos, espaço para cadeira de rodas e dispõe de rampa para embarque e desembarque de passageiros portadores de necessidades especiais.
 
 
A produção das primeiras 350 unidades do Escolarbus 4X4 foi finalizada em dezembro de 2011. Esses miniônibus deverão atender aos pedidos dos municípios inscritos no Programa Caminho da Escola e que necessitem de um veículo todo-terreno.

Deixe seu comentário sobre nossas matérias, ou mande sugestões através do contato [email protected].
Ressaltamos que não nos responsabilizamos pelo conteúdo dos mesmos.

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال