MOB conhece novos automáticos da Viação Princesa Conheça os dois hobbys que andam juntos: Busologia e Spotting Prefeito afirma vir articulados para corredor da Aguanambi Uma história exclusiva do Ciferal Jardineira Diversas fotos de ônibus antigos no MOB Relíquias. Clique nessa foto São Benedito oferece visita ao MOB Ceará

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Faixas exclusivas de ônibus: Votação popular vai começar

Uma consulta pública dará a possibilidade da sociedade escolher em qual trecho será implantado, inicialmente, faixas prioritárias para transporte público em Fortaleza. Serão distribuídos, a partir do sábado, dia 25, formulários de votação em todos os terminais de ônibus da Capital. A iniciativa segue até o dia 4.

A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) promete, com as faixas prioritárias, que as viagens de ônibus fiquem mais rápidas. Serão destinadas faixas para o transporte público, aumentando, assim, a quantidade de viagens e diminuindo o tempo de espera dos passageiros. Trata-se da implantação, segundo o presidente da Etufor, Ademar Gondim, de novo sistema de tráfego - Serviço Rápido de Ônibus (BRS) - um corredor expresso em que serão estabelecidas trechos de circulação.


A Etufor estima que a tal medida poderá aumentar a velocidade operacional dos ônibus de Fortaleza, possibilitando maior fluidez no deslocamento, além de permitir a redução de combustíveis e de emissões de poluentes nos vários corredores viários.

Na votação, a população poderá escolher entre os vários trechos, o que será inicialmente implantado pela gestão: são cinco, como o Antônio Bezerra/Centro, Antônio Bezerra/Messejana, Lagoa/Centro, Messejana/Centro e Leste-Oeste/Centro. A consulta pública acontecerá também na internet, no site da Etufor, no endereço virtual oficial: http://www.fortaleza.ce.gov.br/etufor.

O presidente da Etufor, Ademar Gondim, espera por uma ampla participação da população e acredita que, com essa votação, sociedade poderá tirar suas dúvidas sobre as faixas prioritárias e conhecer mais o projeto.

"É uma forma também de trabalharmos a nova lei da mobilidade urbana, que valoriza muito a participação popular nas decisões dos gestores. Muitas pessoas ainda confundem muito a faixa prioritária com a faixa exclusiva. Vamos distribuir folder 24 horas por dias nos pontos reservados em todos os terminais de Fortaleza. A ideia é que a prefeita, Luizianne Lins, acate o desejo da maioria e a ação comece onde o povo mais precisa", ressalta Ademar Gondim.

Fonte: Diário do Nordeste
Foto: Kid Júnior

Nenhum comentário:

Tradutor