MOB conhece novos automáticos da Viação Princesa Conheça os dois hobbys que andam juntos: Busologia e Spotting Prefeito afirma vir articulados para corredor da Aguanambi Uma história exclusiva do Ciferal Jardineira Diversas fotos de ônibus antigos no MOB Relíquias. Clique nessa foto São Benedito oferece visita ao MOB Ceará

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Trecho da José Bastos é liberado

A Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania de Fortaleza (AMC) anunciou ontem, que irá liberar, a partir de amanhã, a pista sentido sul-norte (sertão-praia) da Avenida José Bastos.

A via está interditada desde 2009 para obras de construção de um viaduto no cruzamento com a Rua Padre Cícero e do túnel por onde o metrô de Fortaleza irá circular. A outra pista, sentido norte-sul (praia-sertão), continua interditada, com previsão para ser liberada em dezembro deste ano.


MudançasSegundo dados da AMC, o fluxo de veículos naquele trecho, considerando o sentido sul-norte, é de, aproximadamente, 12.700 veículos/dia. Já no sentido norte-sul, são 17.900 veículos/dia. O fluxo total naquela área é de 30.600 veículos/dia circulando.

Para viabilizar esta liberação, o órgão de trânsito municipal vai realizar algumas mudanças de sentido nas ruas Delmiro de Farias e Alexandre Baraúna. As vias retornarão ao fluxo que tinham originalmente antes do início das obras. Essas intervenções irão beneficiar o tráfego de veículos na Avenida João Pessoa, onde o fluxo foi desviado.

As alterações de sentido acontecerão hoje, dia 26, a partir das 20h, com serviços de recuperação da sinalizações verticais e horizontais. Além disso, o semáforo instalado provisoriamente no cruzamento da Avenida João Pessoa com a Rua Delmiro de Farias será desativado. A Rua Alexandre Baraúna volta a ter o sentido leste/oeste no trecho entre as ruas major Pedro Sampaio e Filgueiras Lima.

Já a Rua Delmiro de Farias terá modificações nos seguintes trechos: entre as ruas Major Pedro Sampaio e Papi Júnior, sentido duplo; entre a Rua Papi Júnior e Avenida José Bastos: sentido oeste/leste; entre as avenidas José Bastos e João Pessoa: sentido duplo; entre a Avenida João Pessoa e a Rua Carlos Câmara: sentido oeste/leste; entre as ruas Carlos Câmara e Júlio César: sentido duplo.

Nesta sexta-feira, com a liberação da pista sentido sul-norte da José Bastos, será instalado um semáforo provisório no cruzamento da Rua Padre Francisco Pinto com Avenida Carapinima. Todas as intervenções contarão com o apoio de agentes de trânsito, que permanecerão nos cruzamentos afetados até a normalização do fluxo total.

Linhas de ônibus
Com a mudança de sentido das vias, três linhas de ônibus mudarão o percurso. As alterações processadas serão na linha 032, Avenida Borges de Melo II, cujo desvio se dará pela ruas Júlio César e Alexandre Baraúna; linha 060, Parquelândia/Parangaba e 080, Francisco Sá/Parangaba, cujo desvio ocorrerá pela ruas Samuel Uchôa, Carlos Amora e professor Costa Mendes.


As pistas da José Bastos, no Benfica, foram interditadas em outubro de 2009 para a construção do viaduto da Avenida. Padre Cícero. Além disso, a Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor) iniciou, naquele trecho, a construção do túnel por onde o metrô de Fortaleza irá circular.

Previsões
Há expectativa de que os outros trechos em execução pelo Metrofor sejam liberados ao longo de 2012, o primeiro foi o da Avenida. Wenefrido Melo. Em seguida, virá Padre Cícero com José Bastos (via sertão-praia), previsto para acontecer esta sexta-feira; Padre Cícero com José Bastos (via praia-sertão), com data marcada para dezembro deste ano; Avenida Tristão Gonçalves entre Liberato Barroso e Guilherme Rocha, onde será instalada a Estação Praça da Lagoinha, a intervenção deve ser concluída em setembro de 2012; já a Tristão Gonçalves com a Castro e Silva, para receber a Estação Centro, a passagem inferior Ouro Branco e a passagem de nível Rua Benjamim Brasil, estão previstas para fevereiro de 2012.

Fonte: Diario do Nordeste
Foto: Diário/J. Machado

Nenhum comentário:

Tradutor