MOB conhece novos automáticos da Viação Princesa Saiba quantos ônibus a gigante Gontijo possui MS Turismo renova frota com Caio Solar 2013 Viação Penha se mantém com a 4ª frota mais nova João Pessoa-PB renovando a frota com Torino São Benedito oferece visita ao MOB Ceará

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Horário de verão não afeta viagens


O horário de verão começa amanhã nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. No Ceará, não haverá alteração no fuso horário, assim como no restante do Norte e Nordeste - com exceção da Bahia. Onze estados e o Distrito Federal deverão adiantar os relógios em uma hora.

Para quem vai viajar, os horários de embarque dos voos e ônibus interestaduais no Ceará seguem o horário local. A diferença será apenas no horário de chegada, com uma hora a mais, caso a viagem termine em um dos estados com horário de verão. 


O horário de verão vai vigorar até o dia 26 de fevereiro de 2012. Desde 2008, um decreto presidencial estabelece datas fixas para o início e término do horário de verão. Ele deve iniciar, todos os anos, no terceiro domingo de outubro e terminar no terceiro domingo de fevereiro. Se a data coincidir com o domingo de Carnaval - como ocorrerá em 2012 -, o final do horário de verão é transferido para o domingo seguinte.

Segundo o ex-deputado federal Sérgio Novais (PSB), desde 2000 o Ceará não participa do horário de verão. Ele participou das discussões contra a implantação do horário no Estado e lembra que foi necessário entrar com uma ação judicial no Tribunal Regional Federal (TRF) da 5ª região - em Recife - para suspender a mudança de fuso horário.

Para ele, o ganho econômico era insignificante frente aos impactos na saúde da população e do aumento da insegurança, pois muitas pessoas precisavam sair de casa antes do sol raiar.

No País, a estimativa é de que o horário traga economia que pode variar entre R$ 75 milhões e R$ 100 milhões.

Fonte: Geimison Maia
Foto: J. Machado

Nenhum comentário:

Tradutor