MOB conhece novos automáticos da Viação Princesa Ranking das frotas mais novas do metropolitano Prefeito afirma vir articulados para corredor da Aguanambi Uma história exclusiva do Ciferal Jardineira Diversas fotos de ônibus antigos no MOB Relíquias. Clique nessa foto São Benedito oferece visita ao MOB Ceará

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Horário de verão não afeta viagens


O horário de verão começa amanhã nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. No Ceará, não haverá alteração no fuso horário, assim como no restante do Norte e Nordeste - com exceção da Bahia. Onze estados e o Distrito Federal deverão adiantar os relógios em uma hora.

Para quem vai viajar, os horários de embarque dos voos e ônibus interestaduais no Ceará seguem o horário local. A diferença será apenas no horário de chegada, com uma hora a mais, caso a viagem termine em um dos estados com horário de verão. 


O horário de verão vai vigorar até o dia 26 de fevereiro de 2012. Desde 2008, um decreto presidencial estabelece datas fixas para o início e término do horário de verão. Ele deve iniciar, todos os anos, no terceiro domingo de outubro e terminar no terceiro domingo de fevereiro. Se a data coincidir com o domingo de Carnaval - como ocorrerá em 2012 -, o final do horário de verão é transferido para o domingo seguinte.

Segundo o ex-deputado federal Sérgio Novais (PSB), desde 2000 o Ceará não participa do horário de verão. Ele participou das discussões contra a implantação do horário no Estado e lembra que foi necessário entrar com uma ação judicial no Tribunal Regional Federal (TRF) da 5ª região - em Recife - para suspender a mudança de fuso horário.

Para ele, o ganho econômico era insignificante frente aos impactos na saúde da população e do aumento da insegurança, pois muitas pessoas precisavam sair de casa antes do sol raiar.

No País, a estimativa é de que o horário traga economia que pode variar entre R$ 75 milhões e R$ 100 milhões.

Fonte: Geimison Maia
Foto: J. Machado

Nenhum comentário:

Tradutor