MOB conhece novos automáticos da Viação Princesa Conheça os dois hobbys que andam juntos: Busologia e Spotting Prefeito afirma vir articulados para corredor da Aguanambi Uma história exclusiva do Ciferal Jardineira Diversas fotos de ônibus antigos no MOB Relíquias. Clique nessa foto São Benedito oferece visita ao MOB Ceará

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Bndes financia Scania para exportar ônibus para Colômbia

A Scania Latin America Ltda conseguiu do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (Bndes) financiamento no valor de US$ 90 milhões. Os recursos serão utilizados para a exportação de 454 ônibus fabricados no Brasil para a Colômbia. 

Os veículos serão destinados às operadoras de serviços de transportes públicos de passageiros do Sistema Integrado de Transporte Público de Bogotá (SITP), conhecido como TransMilenio, em fase de expansão.

O TransMilenio é um Bus Rapid Transit (BRT) construído e gerenciado pela prefeitura de Bogotá. Trata-se de um serviço de transporte de passageiros por meio de linhas-tronco e alimentadoras. E para as linhas-tronco, foi construída uma estrutura de corredores exclusivos para ônibus, separados fisicamente do tráfego comum. Todo o sistema de transporte rodoviário é gerenciado pela TransMilenio S.A.

O BRT de Bogotá é considerado um dos mais importantes do mundo. Desde que foi inaugurado, em dezembro de 2000, o tempo de deslocamento dos usuários foi reduzido em 32% e a emissão de poluentes diminuiu 40%. O sistema transporta, hoje, 1,7 milhão de passageiros/dia. Entre os méritos do projeto financiado pelo Bndes, destaca-se a oportunidade de os fabricantes brasileiros de chassis e carrocerias de ônibus consolidarem posição no mercado sul-americano.

O projeto viabilizará ainda maior exportação de serviços de manutenção, criação direta e indireta de empregos e, em uma perspectiva de mais longo prazo, aumento na competitividade externa do Brasil e sua consolidação como plataforma de exportação de empresas globais do setor. O Bndes já apoiou, em 2001, exportação de ônibus brasileiros para a primeira fase do sistema TransMilenio. 

Fonte: Monitor Mercantil
Foto: Divulgação



Nenhum comentário:

Tradutor