MOB conhece novos automáticos da Viação Princesa Saiba quantos ônibus a gigante Gontijo possui MS Turismo renova frota com Caio Solar 2013 Viação Penha se mantém com a 4ª frota mais nova João Pessoa-PB renovando a frota com Torino São Benedito oferece visita ao MOB Ceará

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Bndes financia Scania para exportar ônibus para Colômbia

A Scania Latin America Ltda conseguiu do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (Bndes) financiamento no valor de US$ 90 milhões. Os recursos serão utilizados para a exportação de 454 ônibus fabricados no Brasil para a Colômbia. 

Os veículos serão destinados às operadoras de serviços de transportes públicos de passageiros do Sistema Integrado de Transporte Público de Bogotá (SITP), conhecido como TransMilenio, em fase de expansão.

O TransMilenio é um Bus Rapid Transit (BRT) construído e gerenciado pela prefeitura de Bogotá. Trata-se de um serviço de transporte de passageiros por meio de linhas-tronco e alimentadoras. E para as linhas-tronco, foi construída uma estrutura de corredores exclusivos para ônibus, separados fisicamente do tráfego comum. Todo o sistema de transporte rodoviário é gerenciado pela TransMilenio S.A.

O BRT de Bogotá é considerado um dos mais importantes do mundo. Desde que foi inaugurado, em dezembro de 2000, o tempo de deslocamento dos usuários foi reduzido em 32% e a emissão de poluentes diminuiu 40%. O sistema transporta, hoje, 1,7 milhão de passageiros/dia. Entre os méritos do projeto financiado pelo Bndes, destaca-se a oportunidade de os fabricantes brasileiros de chassis e carrocerias de ônibus consolidarem posição no mercado sul-americano.

O projeto viabilizará ainda maior exportação de serviços de manutenção, criação direta e indireta de empregos e, em uma perspectiva de mais longo prazo, aumento na competitividade externa do Brasil e sua consolidação como plataforma de exportação de empresas globais do setor. O Bndes já apoiou, em 2001, exportação de ônibus brasileiros para a primeira fase do sistema TransMilenio. 

Fonte: Monitor Mercantil
Foto: Divulgação



Nenhum comentário:

Tradutor