Reportágem Especial: Primeiro ônibus Scania comemora 100 anos


O primeiro ônibus da Scania saiu da linha de produção na Suécia há exatos 100 anos. Esta semana, reunidos com parceiros como Marcopolo e Neobus, os executivos da companhia comemoram o marco.

O nome do primeiro ônibus, fabricado em 1911 em Malmö, era Nordmark. Os 12 passageiros que completavam sua capacidade máxima entravam pela parte traseira. O modelo era equipado com motor e carroceria fabricados pela Vabis, no Brasil.

A empresa sueca trouxe seus ônibus para mercado nacional em 1948. Os modelos eram importados pela Vemag, mas em 1957 a Scania assumiu as operações no País. Em 1959, apresentou o ônibus B75, primeiro comercializado pela empresa com motor montado na parte frontal do veículo.

Veja conosco a trajetória da Scania neste 100 anos de ônibus
1911 – o “ônibus Nordmark"
A recém-consolidada Scania-Vabis entrega o primeiro ônibus motorizado construído na Suécia, o “ônibus Nordmark”. Equipado com um chassi acionado por corrente construído pela Scania em Malmö e motor e carroceria da Vabis, em Södertälje, o ônibus Nordmark define um novo padrão para os transportes públicos.
1932 – o “ônibus Bulldog"
Nesse ano, as vendas de ônibus ultrapassam a venda de caminhões. Existe uma necessidade cada vez maior de capacidade melhorada para passageiros. A Scania-Vabis lança o “ônibus Bulldog” – um movimento pioneiro rumo a uma maior eficiência graças a um design funcional.
1948 – Primeira remessa para o Brasil
As primeiras remessas de ônibus para o Brasil. Um passo fundamental para a Scania, um contrato de importação com a empresa brasileira Vemag. Os caminhões seguiram a mesma linha em 1951.
1953 – O Scania-Vabis Metropol
O ônibus suburbano Scania-Vabis Metropol é lançado para o mercado sueco, desenvolvido em colaboração com a norte-americana Mack Manufacturing Corporation. Com o motor de 8 cilindros na parte traseira, o Metropol é o primeiro ônibus sueco integralmente construído com carroceria monocoque.
1957 – Solidamente estabelecida no Brasil
Com estabelecimento sólido no Brasil, a Scania começa a fabricar motores e assume as importações de ônibus e caminhões da Vemag. Em 1959, o B75 se torna o primeiro modelo de ônibus a ser comercializado pela empresa. Esse ônibus com motor dianteiro é usado tanto para turismo quanto para transporte urbano e é feito para um fácil encarroçamento.
1966 – Peso reduzido e piso baixo
Em 1966, a Scania-Vabis lança o CR76 – um ônibus urbano mais confortável para o passageiro. Peso reduzido e piso baixo são prioridades e o motor é ajustado para emitir a menor quantidade possível de gases de escapamento. O CR76 desenvolveu-se e deu origem ao CR111, o “ônibus silencioso”, que tinha um nível de ruído revolucionário de somente 77dBA quando lançado em 1971.
1986 – Teste de ônibus a etanol
As questões ambientais são cada vez mais importantes. Em colaboração com a empresa regional de transporte público de Estocolmo, a Scania começa a testar os ônibus a etanol na operação urbana regular. Os motores de 11 litros são adaptados para operar com etanol, segundo o ciclo de combustão de diesel.
1996 – Scania OmniCity
É lançado o Scania OmniCity. Um ônibus urbano com carroceria de alumínio e ajoelhamento lateral total – perfeitamente adaptado para o tráfego urbano. A plataforma também é usada para os ônibus Double Decker Scania OmniLink e Scania OmniCity.
2004 – Série F da Scania
Com seu motor dianteiro, a série F da Scania é ideal para estradas com condições difíceis. O veículo fornece conforto e grande capacidade de passageiros.
2007 – Ônibus urbanos em Cingapura
A Scania garante o primeiro pedido de 1100 ônibus urbanos para a principal operadora asiática de Cingapura, a Bus Services Transit. Esse voto de confiança é uma grande revolução no Extremo Oriente, graças a um grande produto – o novo ônibus urbano com piso baixo – e a configuração de pós-venda global da Scania.
2009 – Scania Touring
O Scania Touring é lançado como o primeiro novo ônibus de serviços ocasionais desde a década de 1970. Um modelo feito para atender a uma grande variedade de usos, dando continuidade à tradição da Scania de valor excepcional para proprietários, motoristas e passageiros.

Quando entregamos nosso primeiro ônibus, em 1911, fomos parte de uma revolução. Com esse histórico, é animador pensar no futuro. Confira o vídeo comemorativo aos 100 anos de ônibus Scania:

Qual papel do transporte público no dia a dia das pessoas? De quais formas podemos continuar a incentivar a evolução e realizar as visões?

Para a Scania, essas questões já são relevantes hoje. Junto com nossos parceiros, clientes e sociedade, estamos criando plataformas fortes e sustentáveis para as futuras soluções de transporte. Próxima parada: 2111.

É com grande entusiasmo que todos que fazem o grupo MOB, parabenizam a Scania pelos seus 100 anos em fabricação de ônibus e desejam que mais 100 anos venham por ai, para que venhamos a comemorar os 200 anos de ônibus Scania. Parabéns !!!!

Matéria por J. Machado
Fonte: Scania
Fotos: Acervo Scania
Video: Divulgação Scania

2 Comentários

Deixe seu comentário sobre nossas matérias, ou mande sugestões através do contato [email protected].
Ressaltamos que não nos responsabilizamos pelo conteúdo dos mesmos.

  1. O Scania Omnicity veio substutuir o Maxxi que era voltado para o mercado Escandinavo.

    Os primeiros Omnicity tinham uma curiosidade interessantíssima:

    Eles usavam o motor 6 cilindros DSC 9 11 Variant B01. Esse motor era montado transversalmente de forma inclinada quase que horizontalmente. Essa configuração era do chassi N94 e tb da plataforma do Omnicity CN94.

    Após o lançamento do motor 5 cilindros DC 9, a Scania extinguiu os motores preparados para serem montados de forma inclinada e passou a usar os verticais.

    ResponderExcluir
  2. Sensacional! Orgulho de fazer parte da Scania!

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال