Município lança operação "buraco zero" perto de terminais



Operação será nas proximidades de três terminais
Com a aproximação do término do período chuvoso e o aumento das reclamações por conta dos buracos, a Prefeitura de Fortaleza colocou em prática a operação “Corredores, buraco zero”, uma ação conjunta com vários órgãos municipais para facilitar o tráfego de veículos em grandes vias da Capital.

Iniciada na última segunda-feira, a ação abrangeu locais estratégicos na Regional 2, responsável por 70% do fluxo de carros e transporte coletivo segundo a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor).


Concentrada no entorno do Terminal do Papicu, a operação seguiu para o Siqueira (sobretudo avenida Osório de Paiva) e, na manhã de ontem, chegou à área próxima ao Terminal da Parangaba, reconstruindo o trecho da avenida Godofredo Maciel compreendido entre as ruas Eduardo Perdigão e Germano Franck.


Há poucos dias, quem passava no local, a pé, corria o risco de não conseguir atravessar a rua por conta dos alagamentos. Os motoristas tinham que redobrar a atenção, enquanto os usuários de ônibus eram obrigados a usar o estacionamento de um supermercado como opção à calçada, tomada pela lama.


A vendedora ambulante Francisca Borges, de 45 anos, conhece essa realidade há 9 anos. “Desde que comecei a trabalhar aqui vejo a mesma coisa. Quando chove, fica muita água empoçada, tomando conta da rua. Quase todos que esperam ônibus se molham, pois os carros passam e não respeitam. Até eu já levei um banho de lama. Espero que, com a reforma da rua, a situação dos usuários melhore e que minhas vendas voltem a subir”.


De acordo com Heráclito Passos, chefe da limpeza urbana da Secretaria Executiva Regional IV (SER IV), o problema se devia não apenas às chuvas, mas também ao vazamento de dois canos da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece). “Os canos estavam enferrujados e o vazamento ocasionou um problema de drenagem, fazendo o solo ceder em algumas partes desse trecho. Agora ficou tudo resolvido, o problema só vai voltar a ocorrer se houver novo problema no encanamento”, afirma Heráclito.


Entorno do terminal Parangaba será restaurado
Na avenida Osório de Paiva, que dá acesso ao Terminal do Siqueira, equipes da prefeitura continuam a realizar reparos na malha viária, uma das piores de Fortaleza. Mesmo com as equipes trabalhando, a comerciante Miriana Maciel, de 39 anos, já perdeu as esperanças.


“Tenho uma lanchonete na avenida e um cano estourou na frente do meu estabelecimento. Para desviar dele, os carros passam quase em cima da minha calçada”, afirma Miriana Maciel.


Já no entorno do Terminal da Lagoa, os problemas na malha viária também aguardam restauro. De acordo com o mototaxista José Carlos de Souza, de 43 anos, é preciso que medidas urgentes sejam tomadas, devido ao grande fluxo de veículos. “Há alguns dias, taparam buracos no cruzamento da José Bastos com a Gomes Brasil, mas o problema reapareceu”, enfatiza.


De acordo com o coordenador da operação Fortaleza Bela nos Bairros: pela Vida e contra a Dengue, Manoel Rodrigues Júnior, a ação “Corredores, buraco zero” não tem prazo para acabar. “Essa é uma nova estratégia de ação. Continuamos os trabalhos de limpeza em várias áreas da cidade, mas passamos a enfocar também a melhoria da malha viária de corredores de grande fluxo de veículos. Essa ação só vai terminar quando os buracos deixarem de existir”, promete o coordenador.

Fonte: Renato Barros de Castro/O Povo
Foto: Mauri Melo

Deixe seu comentário sobre nossas matérias, ou mande sugestões através do contato [email protected].
Ressaltamos que não nos responsabilizamos pelo conteúdo dos mesmos.

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال