A árdua missão de educar quem insiste em ignorar a fila

Campanha de conscientização para o respeito das filas nos terminais de integração da cidade continua no Terminal da Parangaba. Mutirão teve início no Terminal do Siqueira.
Luta dos fiscais é tentar educar quem faz questão de furar fila. 

A definição de fila é simples de entender: pessoas dispostas em linha reta, colocadas por ordem de chegada em lugares de grande afluência. Entretanto, tal conceito fica restrito ao mundo das ideias quando o tempo é curto, o espaço apertado e o respeito esquecido.

E é justamente essa a situação vivida pelos usuários dos terminais de integração, que muitas vezes até começam uma fila, mas a veem se dissipar com a proximidade dos ônibus nos horários de pico, veículos que, em média, comportam 40 pessoas sentadas e 30 em pé.

Para tentar mudar esse cenário, a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) segue com campanha de conscientização sobre o embarque seguro de passageiros. As ações começaram semana passada no Terminal do Siqueira e durante essa semana no Terminal da Parangaba, que atende cerca de 175 mil pessoas por dia em 50 linhas. Segundo a Etufor, a fiscalização continuará nos terminais.

Em linhas como Parangaba/Oliveira Paiva/Papicu, a fila no começo da manhã não encontra lugar na plataforma estreita. No fim da fila, a auxiliar administrativa Ângela Martins, 26, ressalta que as pessoas desrespeitam o espaço por não saberem quanto tempo demorará o próximo ônibus. A solução apontada por ela é aumentar a frota.

Segundo Ademar Gondim, presidente da Etufor, o número de usuários nos terminais aumentou 20% desde 2005, mas a estrutura física não acompanhou o acréscimo. Mesmo assim, ele comentou que a campanha serve para que as pessoas entendam que todos embarcarão da maneira mais segura.

O trabalho dos fiscais consiste em organizar e orientar os passageiros a respeitarem a fila. Muitas vezes, as orientações são dadas no grito para poderem ser ouvidas. Garantir o acesso preferencial a gestantes, idosos, deficientes e pessoas com crianças de colo está entre as atribuições.

Os passageiros que preferem esperar o próximo veículo para irem sentados são orientados a deixarem passar, em uma fila no meio do corredor, quem não liga de ir em pé ou apertado. Assim, os fiscais tentam evitar os atropelos, empurrões e, principalmente, aqueles “furões”, que fingem esquecer a definição de fila.

SAIBA MAIS

Segundo a Etufor, cerca de 350 funcionários da empresa, além do efetivo do Sindiônibus, trabalham nos sete terminais de integração diariamente, orientando o embarque e desembarque de passageiros, monitorando a operação dos coletivos e realizando permuta de veículos.

A frota de transporte coletivo de Fortaleza conta com 1.758 ônibus, que realizam mais de 545 mil viagens por mês.

Siqueira: 40 linhas de ônibus; 159.048 passageiros/dia.

Parangaba: 51 linhas de ônibus; 184.733 passageiros/dia.

Papicu: 45 linhas de ônibus; 258.092 passageiros/dia.

Messejana: 40 linhas de ônibus; 126.821 passageiros/dia.

Lagoa: 27 linhas de ônibus; 52.630 passageiros/dia.

Antônio Bezerra: 41 linhas de ônibus; 191.216 passageiros/dia.

Conjunto Ceará: 19 linhas de ônibus; 73.945 passageiros/dia.


Fonte: Samaisa dos Anjos/ O Povo
Foto: Mauri Melo

Deixe seu comentário sobre nossas matérias, ou mande sugestões através do contato [email protected].
Ressaltamos que não nos responsabilizamos pelo conteúdo dos mesmos.

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال