44 anos de empresa São José de Ribamar

João Alberto Leite Barbosa
"A Nossa empresa é 10"
Há 44 anos, quando o transporte coletivo estava longe de atender as reais necessidades da população de Fortaleza, o casal de empresários João Alberto Leite Barbosa e Maria do Livramento Barcelos se uniram em um empreendimento ousado para época. De marido e mulher passaram também a sócios de uma empresa que hoje é uma das maiores na capital cearense.

Tudo começou no dia 3 de maio de 1967, quando os empreendedores colocaram à disposição dos moradores do Bairro de Fátima e adjacências, dois ônibus pequenos, as camionetes, que faziam a linha Bairro de Fátima - Centro. ''Enquanto um estava indo, o outro voltava'', lembra João Alberto, que permanece à frente dos negócios ao lado do filho Rogério Barbosa e Wander. A princípio o negócio era modesto, com apenas quatro funcionários. Anos depois, já com quatro ônibus, a empresa passou a fazer também a linha Vila Simone, hoje chamada de avenida 13 de Maio.

Quando a empresa
ainda era pequena, passou por dificuldades que hoje são relembradas com boas risadas, como no dia em que os únicos veículos da empresa se envolveram em um acidente no mínimo curioso. ''Os dois ônibus bateram um no outro em frente a Igreja do Coração de Jesus. A empresa ficou parada por várias horas, até se resolver o problema'', conta o empresário. 


Pintura Marcante nos Carros da empresa, até hoje é padrão em alguns veículos

Mesmo com dificuldades, a São José de Ribamar cresceu. Hoje possui 67 ônibus grandes e é responsável pelo transporte de cerca de 50 mil pessoas diariamente. Atende os usuários das linhas Aeroporto, Aguanambi, Bairro de Fátima, 13 de Maio, Pici-Unifor, Vila União, Siqueira-José Bastos e Messejana Expresso, Siqueira-Mucuripe, Via Expressa/lagoa/Papicu, Antonio Bezerra-Papipu e Parangaba-Náutico. São cerca 320 empregos diretos em um País marcado pelo desemprego.

A mais nova aquisição da empresa que chega bem na semana de seu
aniversário, ela faz aniversário mas quem ganha é a população que a
partir de segunda-feira 09/05 ganha mais um carro novo na linha 650.
 Para João Alberto, o segredo do crescimento da empresa está na dedicação diária dos donos e dos filhos. ''É uma vida toda dedicada aos transportes'', diz João Alberto. O nome do empreendimento é uma homenagem a São José de Ribamar, santo de devoção do proprietário e ao que parece continua atendendo as suas preces de boa saúde para a empresa ao longo desses 44 anos. 

No último dia 3 de maio a empresa de ônibus São José de Ribamar completou 44 anos. Hoje com 67 ônibus circulando por Fortaleza, atende diariamente cerca de 50 mil usuários do transporte coletivo da cidade
 Esta é uma pequena homenagem do grupo MOB CEARÁ, a empresa São José de Ribamar juntamente com o proprietário o Sr. João Alberto Leite Barbosa, que dedica a sua vida inteira ao serviço de transporte da capital com o lema: “Transportar bem é a maneira mais direta de servir ao povo”. 

Fonte: Dalviane Pires e J. Machado

8 Comentários

Deixe seu comentário sobre nossas matérias, ou mande sugestões através do contato [email protected].
Ressaltamos que não nos responsabilizamos pelo conteúdo dos mesmos.

  1. Parabéns por 44 anos de atividades da São José de Ribamar, populamente por empresa 10! Tanto pelo o código na Etufor e tanto pela a nota na qualidade de todos os serviços!

    ResponderExcluir
  2. MEU NOME E NONATO PARABENS POR 44 ANOS DA EMPRESA 10 EM TUDO QUERO DIZER QUE ADIMIRO O SENHOR JOAO ALBERTO PELO OTIMO TRABALHO DESEJO QUE O NOSSO SENHOR JESUS CRISTO ILUMINI CADA VEZ MAIS SUA VIDA E DA FAMILIA E QUERO DEIXA UM VERSICOLU.
    JO 8;32

    ResponderExcluir
  3. Para mim, sempre será a Melhor!!! Eliézer - Trocador.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns a Todos Nós que Independente de qualquer coisa Lutamos até o FIM!!!

    ResponderExcluir
  5. Feliz em um dia ter feito parte da história deste magnífica empresa.. nota 10.. Cobrador da Linha Bairro de Fátima / Rodoviária no lendário amarelinho 10502 - Severino

    ResponderExcluir
  6. Lembro de que Trabalhei no ano de79 a 80 e uma Grande Perca meus perzar a toda Familia

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال