Em Joinville, funcionários da Busscar protestam contra um ano sem salários

Um ano sem pagamentos teve até bolo para lembrar a data
O bolo servido nesta terça-feira pelo sindicato dos mecânicos de Joinville e região ao cerca de 300 funcionários que, de acordo com a polícia militar, participaram do protesto em frente a sede da Busscar Ônibus S.A teve um gosto amargo para os trabalhadores: marcou um ano de salários atrasados.

O parabéns cantado sem ânimo e a timidez em pegar um pedaço revelavam o quanto os manifestantes não queriam estar sem pagamentos, enfrentando processos judiciais e precisando buscar outras formas de ganhar a vida.

Os motivos que levaram ao sabor desagradável que os cerca de 3,5 mil trabalhadores e ex-funcionários que tinham ou mantem relações trabalhistas com a empresa desde setembro de 2008, quando começou a atual crise financeira da fabricante de carrocerias, sentiram nesta terça foram detalhados em um documento entregue ao procurador do Ministério Público do Trabalho, Guilherme Kirtsching no início da semana.

A carta, assim como as que quase mensalmente são enviadas às assembleias realizadas pelo sindicato, não coloca um ponto final nos problemas econômicos. Mas desta vez, explica com mais detalhes o que levou ao cenário atual, no qual a empresa tem cerca de 1,4 mil funcionários, sendo apenas aproximadamente 200 na produção, além de dívidas milionárias.

Para o sindicato, as informações não trazem novidades em relação ao que já era de conhecimento dos trabalhadores. A expectativa é de que na próxima semana, o MPT faça uma nova solicitação de informações.

Este foi clicado ontem saindo da fábrica, estão prontos 4 DD's para Açai tur de Belém/PA, com novos chassis 8x2 da Volvo, sendo a 1º a receber este novo chassi
Atualmente, a Busscar produz algumas carrocerias para clientes que já anteciparam o pagamento e para Guatemala, sendo parte do material necessário financiado por dois bancos. A empresa também permanece oferecendo serviços de reposição de peças e assistência técnica, além de ter profissionais atuando no setor de RH.

A direção da Busscar não se manifestou sobre a crise
.

FONTE: Marina Andrade - Colaboradora direto de SC
 

Deixe seu comentário sobre nossas matérias, ou mande sugestões através do contato [email protected].
Ressaltamos que não nos responsabilizamos pelo conteúdo dos mesmos.

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال